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BLOG » Como organizar um home office pequeno?

Como organizar um home office pequeno?
Publicado em 18/Out/2023

A pandemia do COVID-19 já completou dois anos e trouxe diversos efeitos importantes para o dia a dia das pessoas. O home office, com certeza, foi uma das mudanças que mais impactou a rotina, fazendo com que muitos procurassem, inclusive, uma imobiliária a fim de encontrar uma casa ou apartamento que atendesse as novas demandas. No entanto, ainda que o tempo já tenha passado, boa parte das pessoas ainda não tem um espaço completo voltado para o trabalho e, com as medidas cada vez menores, acaba se tornando um verdadeiro desafio a montagem do ambiente.

 

Sendo assim, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas de como organizar um home office pequeno. Vamos lá?

 

1. Preze pelo conforto

 

A primeira dica com certeza é a mais importante. De nada adianta você ter um espaço bonito, mas sentir desconfortos ao longo do dia. Portanto, é fundamental aliar a beleza dos móveis com o conforto, assim como avaliar a ergonomia. Dessa forma, você mantém sua produtividade durante o período de trabalho e deixa tudo sempre bem organizado.

 

2. Mantenha a mesa sempre limpa

 

Se você quer um home office organizado, é essencial manter sua mesa de trabalho sempre limpa. Ou seja, evite acumular papéis e deixar itens espalhados pela superfície de trabalho. Mas, se você costuma trabalhar com documentos e impressos, o ideal é apostar em bandejas e pastas.

 

3. Móveis multifuncionais

 

Para um home office pequeno, a organização é primordial. No entanto, de nada adianta ter vários móveis e tornar o espaço ainda menor do que realmente é. Por isso, invista em móveis que ofereçam mais de uma função em um mesmo espaço. Por exemplo, em vez de comprar uma mesa simples e depois incluir um gaveteiro e uma estante, escolha uma mesa que já tenha gavetas embutidas. Além disso, se possível, optar por móveis planejados é uma boa forma de aproveitar melhor o espaço.

 

4. Organizadores também ajudam

 

Uma boa dica para organizar seu home office pequeno é apostar nos famosos organizadores de móveis, como arquivos e porta-trecos, pois ajudam a evitar que itens pequenos fiquem perdidos no meio de suas coisas. Além disso, cestos e caixas também podem ajudar a deixar elementos que usa com maior frequência sempre à mão. Assim, você evita ocupar muito espaço e ainda economiza tempo.

 

5. Separe as funções

 

Um grande erro cometido até hoje por pessoas que trabalham de forma remota é misturar a vida profissional e a pessoal, o que compromete o serviço e a qualidade de vida. Sendo assim, é importante separar o escritório dos outros ambientes da casa, evitando misturar funções. Portanto, evite levar pratos, copos e outros objetos que não fazem parte da rotina de trabalho para o espaço. Com isso, você evita sujeiras desnecessárias e a confusão inconsciente do que é trabalho e o que não é.

 

6. Abuse das paredes

 

Em um home office pequeno é importante saber otimizar os espaços para garantir que poderá armazenar tudo o que deseja, mas sem deixar sensação claustrofóbica. Nesse sentido, utilize os espaços verticais, como as paredes, a seu favor. Instale prateleiras e, se desejar, estantes altas em vez de compridas. Com isso, você consegue aproveitar melhor o espaço ao mesmo tempo que deixa tudo mais leve. Inclusive, uma boa dica é incluir alguns vasinhos de plantas espalhados para dar vida ao espaço.

 

7. Iluminação é fundamental

 

É fundamental investir em um bom projeto de iluminação para seu home office pequeno, mas sem deixar de lado a boa incidência de luz natural. Uma boa dica é deixar a mesa próxima da janela, pois a luz do sol pode ajudar e muito em sua produtividade ao longo do dia. Além disso, lâmpadas brancas são ideais para manter o foco, sendo que pendentes e luminárias para destacar algum ponto na mesa também é uma excelente opção.

 

8. Considere a sua rotina

 

Por fim, não podemos deixar de lembrar que, por mais que você considere nossas dicas, é fundamental analisar a sua rotina de trabalho. Dessa forma, você poderá escolher os móveis e outros elementos que fazem sentido para o seu dia a dia. Por exemplo, para quem trabalha com muitos documentos e papeis, um gaveteiro é um móvel bastante interessante. Entretanto, se você não tem costume de usar muitos papéis, não faz sentido incluir esse móvel no local e acabar ocupando mais espaço que o necessário.

 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de organizar seu home office, mesmo em um ambiente pequeno. É fundamental ter um bom planejamento, pois assim você garante que irá adquirir os móveis certos, assim como obtém a melhor disposição dos elementos.

 

 

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